HOMENAGEM À MADRE ASCENSÃO

Ascensão Nicol, és a formosa flor que sobressai pela manhã; és a alegria que Deus enviou ao mundo há 155 anos. Nos teus primeiros anos de vida inspiravas ao povo, o atraias com as tuas capacidades, desprendias fragrância como uma rosa e fazias que o povo se sentisse livre para aproximar-se a ti. Teus formosos olhos se convertam na luz que te guiava a ti e aos demais nos momentos mais escuros. Teu doce sorriso transmitia o amor de Deus às pessoas que te rodeavam.

Ascensão Nicol, és mulher firme em todas as tuas decisões, como uma árvore de raízes muito profundas na terra que, no meio dos fortes ventos, nunca cai. Dedicas a tua vida à decisão de seguir a Cristo, e O segues com todo o teu coração e tua alma. Para ti Jesus é como a água que sempre necessitas, como as flores que não podem crescer sem chuva.

Ascensão Nicol, teu espírito forte fez-te responder, uma vez mais, ao convite de Deus como uma nova vocação para ti, como a árvore que cria raízes. Porque mais tarde na tua vida, assumiste ser missionária, a primeira missionária na selva. Ascensão, para os pobres de Maldonado, foste a chave que abriu a porta e os levou a conhecer ao Deus que amavas e experimentavas a sua presença. Teu trabalho pelo Reino com o teu coração sincero para responder àquelas situações particulares que se encontravam necessitadas de ajuda, ali, caminhaste com eles passo a passo para o Reino.

Bendita Ascensão Nicol, louvamos pelo teu entusiasmo em trabalhar pelo povo de Deus, para dignificá-lo e elevá-lo na sociedade, no grande amor que tens por Aquele que te chamou (JESUS), e entraste no Seu plano como o fez a Bendita Mãe Maria. O amor que lhe tens não se pode medir, pois é tão vasto como o mar e tão alto como o céu. Te permitiste ser recipiente do Seu amor e Deus te deu a liberdade de derramá-lo livremente sobre outros.

Ascensão Nicol, a tua força na fé te ajudou quando assumiste o risco de viajar à selva de Maldonado, um lugar desconhecido para ti, já que era então um lugar perigoso de altos precipícios e montanhas escarpadas. Tua valentia fez-te sentir que devias cruzar os rios, devias escalar montanhas, já seja a cavalo, em canoa, etc., Verdadeiramente, Bendita Ascensão, deixaste tudo para trás… a tua profissão antes como professora numa grande escola, era num lugar agradável e agora encontraste-te numa pequena povoação rodeada de grandes árvores, onde parecia não haver lugar para ti. No entanto, através de tudo isso e em todas as coisas, vês Deus.

Ascensão Nicol, o teu coração acolhedor fez que as pessoas sentissem o calor do amor de Deus. Acolhes a todos os que te necessitam e a todos os que lutam na vida. Tua entrega é como o capulho que se converte em borboleta e, então, voas livremente mostrando a beleza das tuas asas para alegrar aos cansados da vida. Tua simplicidade é como as flores que crescem juntas no jardim umas com as outras. De facto, aos olhos das pessoas não eras tão especial.

Como tuas irmãs, estamos agradecidas a Deus pelo teu exemplo, e sentimos a alegria, o amor, o cuidado que mostraste a muitos na tua vida. Madre Ascensão Nicol és nosso modelo, és nossa inspiração e nossa esperança. Ensina-nos a ser verdadeiras seguidoras de Cristo no mundo de hoje. A levar a nossa alegria de acreditar no Deus vivo para dar e ser esperança em cada lugar, onde estejamos presentes.

Guilhermina da Silva do Rego

Timor Leste

Compartir esta publicacion