SÃO JOSÉ: NA VIDA DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS DOMINICANAS DO ROSÁRIO PARTE I

O que São José significa ou significou para a sua vida?

 Minha primeira lembrança de São José é que, na adolescência, gostava de colecionar gravuras de virgens e santos. Lembro-me de um de José carregando o Menino Jesus, vestido de verde e marrom, e o menino de branco. Ele era o pai de Jesus, um carpinteiro, quieto, pouco mais eu sabia sobre ele.

Já na congregação, estudando a Bíblia e os textos onde José aparece, descubro um homem que acolhe uma dura missão: fazer parte da família que acolherá o Messias. Mas esta não será uma missão de privilégios, será marcada pelo descrédito, pela dúvida e pela minoria, mas também pela centralidade em Deus e na sua justiça, confiança e aceitação.

José ensina-me a descobrir a vontade de Deus, até, em detrimento da nossa imagem, é designado como um “homem justo” e é-lhe pedido outro tipo de justiça, que acolhe Maria em circunstâncias complexas para a moral judaica da época.

José passa este pedido através dos esquemas e valores que o guiaram na vida, e isso para ele tem sido válido até agora. O anjo esclarece as suas dúvidas, “não tenhas medo”, “acolhei Maria”, “dai à luz”. A vida e o acolhimento dissipam medos e dúvidas.

Finalmente, José tem que fugir diante da perseguição, ele tem que se esconder; mas depois, quando regressa, também não é para ser protagonista, aprende com Maria a descobrir o caminho de Deus na escuta e no olhar atento da vida quotidiana da sua família.

Irmã Marisa Folgado-República Dominicana.

 

São José é o ícone da minha Profissão Perpétua. Ele é o homem de confiança, mesmo sem provas tangíveis. Ele é o homem de fé, capaz de mudar os desígnios e de confiar na Providência de Deus. Ele é o homem dos sonhos; sonhos como espaço, situações em que Deus sussurra o que quer. Ele é o homem que crê mesmo sem ver

Irmã Estebanía Felipe-Nicaragüa.

 

A vida de São José dá-nos muitas luzes no facto de sermos mulheres conscientes do trabalho com mulheres. Ele é um dos poucos homens que podem ser resgatados da Bíblia que tem uma atitude humana em relação à situação das mulheres na sociedade judaica.

O Evangelho de Mateus diz que, para não desacreditar Maria, pensou em assinar secretamente o decreto de divórcio, como diz a lei (Dt 24, 1) e que muitas vezes passava despercebido.

Diante de tantas leis de Levítico e Deuteronômio que ditavam que alguém que cometesse adultério deveria ser apedrejado e morto. Por exemplo, Dt 22, 22. Em José encontramos um ser humano justo que respeita a vida humana perante a lei. Um homem contracultural e antipatriarcal que não se deixou levar pela atitude “normal” de outros homens perante uma situação como a de Maria.

Irmã Yaneth Averruz-México.

 

São José é uma pessoa justa, aberta à vontade de Deus. Era um homem prudente, humano e solidário, com grande fé em Deus e no seu plano de salvação. Uma das características de São José é a sua humildade e a sua obediência aos planos de Deus. Nos Evangelhos não se fala muito da pessoa de José, mas pode-se destacar, o seu silêncio, ele não diz uma palavra, no entanto, ele vai à ação e em momentos-chave ele age, nós o vemos aceitando e aceitando com fé o plano de Deus em sua vida.

Irmã Yomaira Valenzuela-Porto Rico.

Compartir esta publicacion