O BEM COMUM DOS TRÊS Rs ECOLÓGICOS (CAPÍTULO 0)

Quem não quer que o mundo seja melhor? Menos pobreza, menos violência, menos injustiças, mais oportunidades, mais saúde, mais felicidade. Só que às vezes, bom, muitas vezes, a atitude mais comum é a de esperar que sejam outros e outras quem mudem o mundo. Esquecemos o velho adágio: “Se mudo eu, muda o mundo” ou o mesmo Mahatma Gandhi que dizia: “Sê a mudança que queres ver no mundo”.

Neste mês dedicado ao tema do Meio Ambiente é necessário reconhecer-nos como sujeitos de mudança, como a própria Natureza que se regenera e dá vida constantemente. Quero ser ente de vida ou de morte?

“Hoje te dei a eleger entre a vida e a morte, entre bênçãos e maldições. Agora ponho o céu e a terra como testemunhas da decisão que tomes. Elege, pois, a vida, para que vivam tu e os teus descendentes”. (Deuteronómio 30,19).

Em continuação, descrevemos alguns términos que nos podem ajudar a expressar as nossas ideias de maneira mais clara e correta:

Natureza: Conjunto de seres e elementos que existem no mundo, que se produzem ou modificam sem intervenção do ser humano.

Criação: “A Criação”, com artigo e em maiúscula, é um termo com conotações espirituais e religiosas, donde se pressupõe que tudo o que existe é obra de um ente superior, Deus.

Ecossistema: Sistema biológico constituído por uma comunidade de seres vivos que interatuam no mesmo meio natural.

Meio ambiente: Conjunto de circunstâncias ou fatores físicos e biológicos que circundam um determinado grupo de seres vivos.

Ecologia: Relação que se dá entre os seres vivos de uma determinada zona e o meio em que vivem.

Ecológico: Que defende e protege o meio ambiente.

Vemos que alguns termos são mais neutros e objetivos na descrição da realidade que definem, natureza, ecossistema, ecologia. Outros pelo contrário, têm uma intenção e uma posição frente a dita realidade: Criação, Meio ambiente, Ecológico. O uso de todos eles é legítimo e importante na hora de abordar o tema de como melhorar o mundo em que vivemos. E como melhorá-lo? Com os três erres (3R), REDUZIR, REUTILIZAR e RECLICLAR. Inclusivamente outros falam de cinco erres (5R).

 Marisa Folgado

Compartir esta publicacion