JORNADA MUNDIAL DOS JOVENS EM LISBOA – PORTUGAL 2023

“Jovens, estais convidados por Jesus a resplandecer, a escutar e a não ter medo” (Mensagem do Papa Francisco aos Jovens).

Damos graças a Deus pela oportunidade que nos ofereceu de participar e acompanhar um grupo de jovens dos Colégios que temos como Congregação no Chile (Colégio Nossa Senhora de Ayquina, Colégio Ascensão Nicol, Colégio Feminino Mãe do Rosário). Foi uma experiência muito significativa porque permitiu às jovens estudantes ampliar os seus horizontes, ser acolhidas carinhosamente pelas nossas Irmãs em Madrid e em Lisboa, impregnar-se da nossa espiritualidade dominicana em Caleruega. Visitar Fátima e experimentar a comunhão com jovens de todo o mundo, sentir-se Igreja jovem e acolher a mensagem do Papa, que os convidou a viver o seu ser cristão com alegria e entusiasmo, contribuindo com o seu ser jovem num mundo que necessita da alegria e do compromisso transformador dos e das jovens.

O ser acolhidas em Lisboa no Centro Social 6 de Maio foi muito significativo, porque nos permitiu perceber a bonita missão que levam as Irmãs junto das crianças imigrantes do bairro e das suas famílias.

A continuação, vos partilhamos os testemunhos de algumas das jovens que participaram do Colégio de Nossa Senhora de Ayquina de Calama:

O meu nome é Carolayn Farfan Contreras e sou uma das afortunadas ao poder disfrutar do JMJ. Antes de ser convidada a este encontro encontrava-me perdida, recebia cada dia notícias negativas, assim que comecei a duvidar de em quem devia acreditar/confiar. Gratamente me chegou o convite dizendo-me de alguma maneira “Ei, estou aqui, não te abandonei”. A mensagem que entregou o Papa fez-me ver de algum modo que as adversidades são parte da vida e isso não significa que Ele não nos ame, Ele nos ama a todos”.

“Momentos únicos, esta viagem esteve repleta deles. Toda a experiência foi um mundo e um novo ensinamento para o meu crescimento espiritual e pessoal, graças a esta oportunidade pude conhecer e conviver com pessoas que marcaram profundamente o meu coração. Devo admitir que antes de empreender esta viagem encontrava-me um pouco insegura para aventurar-me pela primeira vez num lugar tão longe de casa, mas toda a travessia foi agradável devido ao apoio que pode encontrar nas pessoas que estavam à minha volta.

Este caminho ajudou a aclarar a minha mente e a dar-me respostas  que buscava, levou-me uma mudança interna a que não me atrevia e a mudança de entorno me ajudou a aventurar-me, a explorar nas raízes de uma Congregação que me ajudou na minha formação espiritual, com valores que aprendi durante 12 anos e consegui conectar com a religião a que pertenço, a uma Igreja que está cheia de jovens de todas as partes do mundo e com uma mensagem cheia de positividade, transparência e amor. Para além da experiência de estar num lugar cheio de jovens com diferentes motivos, mas conectados pela mesma fé. Com uma plenitude e uma missão entregue para ser uma pessoa de bem que ajude ativamente na sociedade” (Natalie Pasten).

“Para mim, foi uma experiência de muito valor, conheci muita gente e convivi com personalidades distintas, não diria que foi fácil, mas tampouco foi horrível, na realidade foi bastante lindo. Houve tanto momentos bons como maus, creio que a parte que significou muito para mim foi o primeiro dia do JMJ, o facto de ver que tantas pessoas se reuniam ali, por uma só causa, que cantavam, conviviam ou pelo simples facto de conhecer tantas culturas diferentes foi algo MUITO lindo, já que nunca havia presenciado algo tão cheio de sentimento e alegria. Claramente foi uma experiência única e espero que mais jovens possam experimentar o que eu vivi, realmente ajudou-me a ver coisas que talvez antes via de modo diferente e a dar-lhes outro enfoque. O JMJ é uma experiência muito significativa e linda” (Sofia Contreras).

Jacqueline Sothers

Comunidade de Calama – Chile.

Compartir esta publicacion